A GARDP aplaude as recomendações do G20 sobre a resistência aos antimicrobianos
5 November 2024
A GARDP saúda a Declaração Ministerial do G20 sobre Mudança Climática, Saúde e Equidade e Uma Saúde, que inclui recomendações sobre pesquisa e desenvolvimento juntamente com o fornecimento sustentado e confiável de antimicrobianos, especialmente para países de baixa e média renda.
A declaração foi adotada em 31 de outubro de 2024 na Reunião Ministerial de Saúde do G20 no Rio de Janeiro.
A GARDP parabeniza o Governo do Brasil por sua Presidência do G20 e por sediar uma reunião produtiva que incluiu governos, organizações intergovernamentais e organizações de saúde, incluindo a GARDP.
Também parabenizamos os Estados-membros pela adoção da Declaração do Rio de Janeiro dos Ministros da Saúde do G20, que reafirmou seu compromisso de abordar a resistência antimicrobiana (RAM). A declaração prevê a criação da “Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo”, uma importante iniciativa proposta pelo Governo do Brasil. Nossa expectativa é de que a Coalizão atenda às principais necessidades de pesquisa e desenvolvimento, bem como de inovação e acesso equitativo a antibióticos novos e existentes para tratar infecções resistentes a medicamentos.
A GARDP aguarda com grande expectativa a quarta Conferência Ministerial Global de Alto Nível sobre RAM em Jeddah, em novembro de 2024, que será sediada pela Arábia Saudita. Compartilhamos a previsão dos Ministros da Saúde do G20 de que a reunião “traçará um caminho ambicioso para enfrentar a grande ameaça global da RAM” nos próximos anos e colocará em ação os compromissos acordados na Reunião de Alto Nível da ONU sobre RAM em setembro de 2024. A GARDP participará da reunião e está empenhada em exercer seu papel oferecendo soluções concretas para os desafios no enfrentamento da RAM.
Durante a presidência do G20 no Brasil, a GARDP participou de discussões sobre mudanças climáticas, Uma Só Saúde e RAM. Em junho de 2024, fomos coorganizadores de uma sessão, juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), intitulada Acesso a Medicamentos: Impulsionando uma Resposta Otimizada à RAM (título original em inglês “Access to Medicines: A Push Towards Optimizing the AMR Response”) em Salvador. Foi uma excelente oportunidade de interagir com líderes globais de saúde para defender o acesso a antibióticos.
Agradecemos o reconhecimento do G20 em relação ao papel fundamental que a GARDP está desempenhando e esperamos trabalhar com os países e parceiros para combater a RAM e salvar vidas. Estamos ansiosos para apoiar a África do Sul quando assumir a Presidência do G20 em 2025, por meio de nosso trabalho em pesquisa e desenvolvimento e expansão do acesso a tratamentos com antibióticos.